Adote um cão salve uma vida!!!

Adote um cão salve uma vida!!!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Série Filhotes no Mãe de Cachorro – 1º post: Antes de escolher seu novo filho...




Quem me conhece ao menos um pouco sabe que não sou uma pessoa de bebês em geral, ponto. Acho lindíssimos, fofos, brinco, pego no colo, mas tenho zero vontade de ter qualquer um, hehehe. Sou apaixonada por cães e gatos já adultos e defendo sempre a adoção deles, até porque os filhotes já são propaganda suficiente de si mesmos só por serem aquelas coisas deliciosas que todos conhecem.
Mas... Então, a pedidos e pensando na imensa responsabilidade que é criar um filhote, a partir de hoje passarei a trazer informações específicas sobre eles pra gente até porque os primeiros meses são cruciais na formação do que será o cão adulto, tanto física quanto psicologicamente.
Fora que a partir dos 7 meses eles geralmente viram criaturas muito, muito, muito travessas e é quando mais são abandonados ou dados pra primeira pessoa que passar. E isto precisa ser levado em consideração. Filhotes são lindos, adoráveis e... Demandam muito de nós. Você está mesmo preparado(a) para o desafio?

Como comprei um livro específico sobre o assunto, o Puppies for Dumies (algo como Filhotes para Leigos), da autora Sarah Hodgson, passarei a traduzir alguns trechos do livro como fonte maior de informação e os mesclarei com observações minhas. Espero que vocês gostem da novidade porque toma um tempo fenomenal e ela foi e sempre será feita com muiiiiito carinho! Boa leitura e até o próximo post da série Filhotes!

Considerações antes de adotar um filhote
Texto: Sarah Hodgson – Puppies for Dummies – 2nd Edition
Tradução e adaptação: Ana Corina - Todos os direitos reservados. A reprodução é expressamente proibida.
Criar um filhote é um projeto que você pode até achar engraçado, mas é um projeto. Já de começo, seu filhote precisa aprender a usar o "banheiro", o que requer idas repetitivas ao local escolhido, diversas vezes ao dia e, inicialmente, durante a noite também. Dependendo da raça, seu filhote talvez precise de atenção constante. Entre cuidados com a pelagem, exercício e refeições, a única atividade que mais consome energia é criar uma criança. Felizmente, a infância de um cão dura cerca de um ano!
Não quero desestimular você da ideia de adotar um filhote – você pode achar poucas coisas tão recompensadoras do que criar/educar um filhote com sucesso. Mas filhotes não são só amor, devoção e brincadeiras. Eles precisam e demandam muita responsabilidade também. Você terá que estar tão consciente de suas necessidades quanto precisaria estar para cuidar de um bebê - de alimentá-los a providenciar água e locais de descanso. Ensinar um filhote a urinar/defecar no local correto ("usar o banheiro") é um projeto dentro do projeto de ter um filhote e por si só tomará tempo e paciência.
Se só de pensar em levantar durante a noite para ensinar seu cãozinho a usar o banheiro te dá arrepios, talvez seja melhor você adotar um animal adulto. Até mesmo filhotes com mais de 6 meses de vida já conseguem controlar melhor a bexiga e, com isso, requerem menos atenção neste sentido. Abrigos, protetores independentes e ONGs estão lotados deles e há inclusive animais de raças definidas, caso você deseje uma raça em específico.
O que você quer de um cão?
Ao procurar um filhote para adotar não se pergunte que tipo de filhote você quer e sim que tipo de cão você quer/precisa/gosta. Todos os filhotes passam por fases similares em seu primeiro ano de vida, da curiosidade que os faz roer tudo à adolescência desafiadora, mas como eles amadurecem é facilmente previsível baseado em características das raças. E a menos que você encontre um cão sem raça definida "puro" (SRD), deverá estudar bastante as raças dos filhotes disponíveis para adoção, bem como suas mestiçagens claras (pastor alemão com SRD, poodle com pinscher, por exemplo).
É porque é o cão adulto quem efetivamente viverá anos e anos com você que escolher pensando na idade madura e antever se será um cão compatível com você e seu estilo de vida é fundamental.

Pense bem nas questões abaixo antes de adotar um filhote

* Quanto tempo livre você tem? Você não acha que um cão, seja filhote ou adulto, pode viver sozinho, jogado no quintal ou mesmo dentro de casa, acha? Cães demandam tempo, atenção e cuidados, muito mais quando são filhotes.
* Do que você gosta? De ver TV, dormir muito, praticar jardinagem, ler, escalar montanhas, trabalhar, estar com os amigos, passear em shoppings? Pare e pense em 5 coisas que você gosta de fazer e que faz com frequência. Seu cão se encaixa como nesta rotina? E as outras pessoas da família? Compare as listas. Pode ser que seu cão perfeito seja de pelúcia...
* Seu cão adulto poderá acompanhá-lo em suas atividades preferidas? Filhotes são lindos, mas enquanto não estiverem devidamente vacinados e treinados para usar o banheiro, precisam de uma rotina estruturada e de exposição limitada ao exterior de sua casa. Além disso, um filhote pode não estar pronto ainda (psicológica e fisicamente) para te acompanhar em corridas etc., por exemplo. Quer sair por aí assim que adotar um cão? Então adote um adulto, já castrado e com personalidade formada.
* Qual é a sua personalidade? Você é controlador(a), relax, permissivo(a), estruturado(a), intenso(a), agitado(a), calmo(a)? Seja honesto! Ao escolher um cão leve em consideração sua resposta. Não dá para ser uma pessoa que prefere ler a caminhar e querer adotar um cão que precisa de toneladas de exercício físico e interação!
* Que tipos de personalidade te deixam desconfortável? Pense em que tipo de pessoa te tira do sério. Alguém agitado? Calmo demais? Características que te irritam em outras pessoas muito provavelmente o irritarão em um cão.


ATENÇÃO! --> Não importa o quanto você ame a aparência física de um cão, não o adote se seu temperamento e necessidades não combinarem com seu estilo de vida/rotina. Estresse afeta a todos negativamente, principalmente o filhote.

* Como é o seu dia? – Pare e pense um pouco sobre como é hoje (sem um filhote) o seu dia típico, da manhã até a noite. Como você planeja encaixar um filhote nele? Um cão é uma espécie como nenhuma outra no mundo e enquanto filhote ele vai se apegar a você como faria com outro cão, e entre sua demanda por afetividade e seus horários para usar o banheiro, você rapidamente o verá como sua criança recém-adotada. Com este relacionamento vem a responsabilidade de integrar um filhote a sua rotina e ensinar a eles boas-maneiras.
* Viagens – Você é do tipo de pessoa que viaja de uma hora pra outra? Sua carreira exige que você se ausente por dias ou semanas? Se você respondeu sim a apenas estas duas perguntas, já reconsidere a opção de adotar um cão, quanto mais um filhote! Você tem um amigo ou parente que vai se responsabilizar por ele na sua ausência? Esta pessoa terá paciência com o comportamento adolescente e travesso que atinge os filhotes dos 7 aos 11 meses de vida? Você pode pagar alguém para cuidar do seu filhote enquanto viaja? Hotéis para cães podem custar de R$15,00 a algumas dezenas de reais por dia...
* De que tamanho é sua família? – Serão apenas você e o filhote? Um casal e ele? Um casal com outro cão/gato e o novo peludinho? Ou uma família com crianças com menos de 5 anos de idade? Ou então com crianças com mais de 5 anos? Sua casa é praticamente um zoológico, cheia de pessoas e animais de diferentes espécies?
* Só você e o filhote – Você é solteiro, livre e desimpedido e tem poucas responsabilidades, mas mesmo que a companhia constante de um filhote possa parecer encantadora, é uma responsabilidade imensa. Ao trazer um bebê canino para casa você será automaticamente seu pai ou mãe. Com a responsabilidade vem toda sorte de demandas que criar um filhote da maneira correta, visando seu bem-estar real, exige. Se você é do tipo que dorme até o meio-dia, esqueça! Se você é daqueles que vive fora de casa no tempo livre, nem pense! Caminhar, socializar, escovar, alimentar, enfim, cuidar direito de um filhote, exige um comprometimento que deixará seus dias de ócio para trás! Se você realmente quer encarar o desafio, lembre-se de que um cão será sua responsabilidade em média por 10 anos e você precisa socializá-lo com todo tipo de pessoas, de diferentes etnias e idades, porque se um dia você morar com alguém ou tiver filhos, seu cão já estará preparado para interagir sem problemas com eles. Escolha também uma raça (ou um cão com mestiçagem clara de raças) que goste de crianças ou prefira um cão sem nenhuma raça definida.
* Um casal – Para evitar brigas o casal deve estar de acordo com a chegada do novo membro da família e também com a maneira como ele será educado. Para casais que planejam ter filhos, será um ótimo aprendizado. Se este for o caso também é bom evitar raças que sejam muito protetoras ou de briga a menos que você esteja disposto a fazer uma socialização perfeita e muitas aulas de adestramento com crianças e mais crianças. Considerem: Quais são suas visões individuais sobre o que é um cão e que cuidados ele precisa? Como vocês dividirão as responsabilidades, de alimentação a exercícios de educação e caminhadas? Quais são suas filosofias sobre nutrição, os dois concordam em dar só ração ou só alimentação natural? Um dos dois gosta de jogar comida da mesa para o cão e outro acha o fim da picada? Quanto dinheiro vocês gastarão com saúde, adestramento e cuidados pessoais (tosas, banhos, cortes de unha etc.)? Os dois estão de acordo com o porte do animal quando adulto? Vocês são um casal que já criou os filhos e estão aposentados e felizes? Se sim, estarão dispostos a dispensar toda a energia que um filhote demanda? Terão disposição para exercitar o animal como necessário?
* Família com crianças com menos de 5 anos – Até os 5 anos uma criança não pode compreender totalmente os sentimentos dos outros, seja o "outro" um cão ou uma pessoa. Embora um puxão possa significar amor por parte do seu filho de 3 anos, o "carinho" pode apavorar ou causar dor em um filhote de cão e ele pode reagir mordendo para se defender, mesmo que em circunstâncias normais ele não reagisse dessa forma. Se você não controlar a situação o cão pode crescer com medo de crianças ou estar sempre tenso perto delas. Você vai mesmo querer mais uma criança pra cuidar?? Ao adotar um filhote tendo um filho pequeno em casa você vai se sentir cuidando de gêmeos do dia pra noite. Um filhote não só o distrairá de suas obrigações para com a criança como também concorrerá com ela para atrair sua atenção, o que pode ser um pesadelo. Se você realmente acha que consegue cuidar dos dois, opte por um filhote mais velho, de 6 a 10 meses, há vários para adoção! Após passar da fase da troca de dentes os filhotes estarão menos propensos a encarar seu filho como um irmão canino (a quem ele morderia para brincar etc.) e também controlam melhor a bexiga ou até já sabem usar o banheiro.
* Família com crianças com mais de 5 anos – Bem, provavelmente as próprias crianças já estão pedindo por um cachorro na família. Se você está tentado(a) a ceder tenha em mente algo muito certo: não importa o quanto suas crianças prometam e jurem que cuidarão do filhote, ele será sempre sua responsabilidade. Com todo o caos, idas e vindas, barulhos, visitantes e bagunças que existem em uma casa com crianças, é prudente não escolher um raça com instintos territoriais e de guarda. Estas raças podem se confundir, julgar que uma criança visitante é um invasor e atacar.
* Casa com outros animais – A sua casa parece um zoológico? Você está tentando imitar o habitat natural de uma matilha canina? Dividir sua vida com várias espécies pode ser um sonho ou um pesadelo. Como você planeja, introduz e trata cada animal é o fator dominante aqui. Escolher a raça pura ou mestiça com o temperamento certo também influencia o quão bem (ou mal) aceito ele será pelo grupo já existente. Escolha raças que não sejam de caça ou que tenham sido utilizadas para rinhas.
* Casa com outros cães – Você tem um outro cão mais velho ou vários outros? Como você espera que seja o relacionamento dos cães já existentes com o novo filhote? Mesmo que a maioria dos cães lide bem com novos membros caninos na família, poucos têm prazer na bagunça que vem junto com um bebê. Conforme seu filhote amadurece pode ser que eles desenvolvam uma forte amizade, entretanto, alguns cães preferem continuar sendo filhos únicos. Se seu cão é do tipo carente e agarrado em você, um novo filhote (ou qualquer outro membro da família) pode não ser a melhor escolha. Ao escolher o novo cachorro, leve em consideração as raças, sexos e portes dos envolvidos, os antigos e o novo. Escolher cães do mesmo grupo (cães de caça, de guarda, de companhia etc.) facilita muito. Você pode escolher grupos diferentes, mas evite os extremos! Personalidade é outro fator. Se você já convive com um cão calmo e gentil e então traz um filhote dominante pra casa, saiba que o filhote mandará no adulto num piscar de olhos. Você pode facilitar as coisas escolhendo um bebê com personalidade parecida, há cães de todos os tipos para adoção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário