Adote um cão salve uma vida!!!

Adote um cão salve uma vida!!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Convívio com mascote traz benefícios à saúde, diz estudo


EM HOMENAGEM A DUDA MINHA LINDA!!!!








Os benefícios da presença de um animal de estimação em casa vão além dos aspectos afetivos. Ao contrário do que muitos pensam, a convivência com um cão ou gato pode auxiliar na prevenção e tratamento de algumas doenças, de acordo com um estudo encomendado pela Comac (Comissão de Animais de Companhia), feito por um grupo de pesquisa do Departamento de Psicologia Experimental da USP (Universidade de São Paulo).

De acordo com o professor César Ades, que liderou o levantamento, a presença de um animal pode ajudar na melhora da imunidade de crianças e adultos, redução dos níveis de estresse e da incidência de doenças comuns, como dor de cabeça ou resfriado. “Além disso, existem os benefícios na área afetiva, pois relação entre uma pessoa e um cão se enquadra nas características do relacionamento humano, marcado por regras de interação, pela troca de afeto, pelo apego. É uma terapia”, explica o professor.

O estudo ainda destaca que os animais estimulam as pessoas a praticar exercícios, podem ajudar a aliviar o estresse e ainda no controle da hipertensão arterial. “O efeito positivo da presença do cão depende, é claro, das características do dono ou da família com a qual ele poderá viver”, conclui Ades.


Via | Imagem: Ilustração/Divulgação

Animais de estimação podem melhorar a saúde

Você já ouviu falar na terapia com animais? Ela teve início na década de 60 e apresenta êxito devido ao amor incondicional do animal. Sendo assim, há um elo forte entre o paciente e o animal, o que resulta em uma expressiva recuperação da autoestima.

A Terapia com o Auxílio de Animais (Pet Facilitated Therapy – PFT) vem sendo utilizada em algumas casas de repouso. Acredita-se que há mudanças positivas no comportamento dos idosos quando eles passam a ter uma proximidade maior com os animais, demonstrando um aumento da sociabilidade por meio da redução das inibições, o que leva à interação com outras pessoas.

“Os animais são capazes de proporcionar a alegria e a socialização das pessoas. Com a presença de um animal, as crianças aprendem a desenvolver um ambiente de integração com o meio, e os adultos são capazes de um maior contato social”, explica a veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.

Cães de índole feroz, como rottweiler, fila, pitbul, devem ser criados desde filhotes com a criança para que se tornem amigos e, até mesmo, podem vir a ser um protetor da mesma se tiverem um convívio desde cedo. Já os cães pequenos e mais frágeis não são os mais indicados neste caso, pois podem sofrer traumatismos por brincadeiras “violentas” de algumas crianças. No entanto, é importante ressaltar que, teoricamente, qualquer cão pode conviver pacificamente com crianças desde que os dois se tornem amigos e façam bem um para o outro.

No caso dos felinos, a raça persa seria a mais apropriada por ser quase um “bichinho de pelúcia” de tão mansa. Mas isso não quer dizer que os outros felinos podem não fazer bem às crianças; nesta hora, é importante que os pais saibam escolher os filhotes, pedindo orientação e opinião de quem entende do assunto.

Os benefícios que podem ser oferecidos por meio do convívio com os animais são diversos, entre eles o amor incondicional que parte deles, que pode, até mesmo, evitar ataques cardíacos. Além disso, pessoas que passeiam com seus cães têm mais contato social do que as que passeiam sozinhas. Dessa forma, quem tem animais poderá adquirir melhor disposição física e psiquicamente se sentirem muito mais felizes, uma vez que não se sentem isoladas, podendo evitar a depressão e melhorar a atuação do sistema imunológico, facilitando a diminuição do uso de medicamentos.

Se você sofre com alguns desses problemas, que tal ir até um Pet Shop comprar um companheiro ou mesmo adotar um animalzinho?! Além de não ficar mais sozinho, você poderá melhorar a saúde da mente e do corpo.

Via Assessoria de Imprensa – Portal Educação


Animais de estimação aliviam estresse, diz estudo

Um estudo australiano realizado pelo Instituto de Pesquisa Médica Baker revelou que donos de animais de estimação são menos propensos a sofrer com estresse do que pessoas que não possuem pets em casa. A pesquisa, realizada ao longo de três anos, mostrou que os animais contribuem para a redução da pressão sanguínea, bem como para a diminuição dos níveis de colesterol.

Para a especialista Anne Mcbride, psicóloga que estuda a relação entre humanos e animais, um pet pode trazer muitas vantagens para a vida das pessoas e, consequentemente, fazer bem à saúde.

Segundo a psicóloga, os animais de estimação trazem muitos benefícios para as pessoas e promovem o controle da pressão sanguínea, uma melhor respiração e ainda auxiliam seus donos a sorrirem mais. Gargalhadas, afirma a médica, diminuem os índices de cortisol, hormônio do estresse, e aumentam os níveis de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar.

Não é a primeira vez que uma pesquisa ressalta os benefícios que o animais de estimação trazem à saúde. Em 1999, a Universidade Estadual de Nova York concluiu que pets contribuem positivamente para o controle da pressão sanguínea. Cientistas da Universidade Warwick, na Grã-Bretanha, também afirmaram que crianças de quatro a cinco anos se recuperam mais rápido de doenças de rotinas quando possuem pets em casa.

Um outro estudo da Society for Companion Animal mostrou que crianças que têm contato com animais de estimação são mais imunes do que jovens que não convivem com gatos ou cachorros.

Via veja.com
Imagem: Ilustração/Divulgação


Cinco motivos para adotar um animal

1. Não apenas cães e gatos provocam sensações positivas. Observar um peixe em um aquário pode ter efeitos semelhantes aos da hipnose, reduzindo a ansiedade em pacientes à espera de uma cirurgia, por exemplo. E melhor: aquários são obras vivas de decoração.

2. Tanto para adultos quanto para crianças, interagir com animais diminui a pressão arterial. “Essa relação acalma e também mobiliza a sair da inércia”, diz a psicóloga Denise Gimenez Ramos. Um estudo publicado no British Journal da Royal Society of Medicine sustenta que quem tem um bicho em casa reclama menos de pequenos problemas de saúde, por isso, é mais feliz.

3. Animais em geral também são bons aliados de adultos e crianças mais inibidos. “Para idosos, podem até ajudá-los a sair da depressão”, afirma Denise Gimenez Ramos. Com o peso desse argumento, recentemente, nos Estados Unidos, cães passaram a ser adotados em visitas hospitalares, com resultados visíveis na recuperação de pacientes.

4. Para a ciência, animais se integram tão facilmente em nossa vida porque possuem estruturas anatômicas idênticas às nossas. “Eles têm sensações, são inteligentes, têm memória e uma profunda sensibilidade de convívio com outras espécies e como ser humano”, analisa a médica veterinária Irvênia Prada.

5. Uma tese um pouco mais audaciosa sustenta até uma certa telepatia entre homens e animais. “O biólogo inglês Rupert Sheldrake, autor de Cães sabem quando seus donos estão chegando, diz que os cachorros se comunicam telepaticamente com os cuidadores humanos”, cita Irvênia Prada. Basta olhar fundo nos olhos deles para sentir essa interação mágica.

Via Revista Casa e Jardim

ACESSE LEIA:

http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/cinco-motivos-para-adotar-um-animal/

Ter um animal de estimação é bom para a saúde?

Segundo investigadores, há crescentes evidências de que cães, gatos e outros animais domésticos como cavalos, podem promover benefícios à saúde física e psicológica de seus proprietários.

Desde ajudar os deficientes até ter um efeito calmante sobre seus donos, os cães tem um longo histórico de serem úteis e agradáveis aos seres humanos.

Pessoas que têm animais de estimação têm um menor risco de desenvolver problemas cardíacos do que aqueles que não têm. Uma pesquisa na Austrália descobriu que os donos de animais têm a pressão arterial e os níveis de colesterol mais baixos – independentemente de tabagismo, dieta, índice de massa corporal ou nível de renda.

Outros estudos também têm mostrado que os cães podem farejar doenças, incluindo certos tipos de câncer e problemas de saúde associados com a diabetes. Em 2008, pesquisadores descobriram que 65% dos diabéticos disseram que seus cães tinham uma reação comportamental, tais como latir e choramingar, quando experimentaram quedas perigosas de açúcar no sangue.

Similar a outros “cães de assistência”, como cães-guia, os cachorros que exibem uma forte reação a episódios de hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) são treinados como “cães alerta” que ajudam os seus proprietários a se manterem saudáveis e seguros, sinalizando-os quando for necessário procurar assistência médica.

Médicos franceses descobriram que uma raça particular de cão, pastores belgas, pode ser treinada para detectar câncer de próstata. Eles são capazes de distinguir entre o cheiro da urina de homens com câncer do cheiro dos sem. No final do estudo, os cães identificaram corretamente 63 das 66 amostras.

Apenas acariciar um animal já pode ajudar pessoas lutando contra uma doença ou sofrendo de depressão. Um estudo de 2008 revelou que idosos e pessoas que tinham se submetido recentemente a uma cirurgia responderam melhor ao tratamento e tiveram taxas de recuperação mais rápidas quando tiveram contato com cães e outros animais.

Outra pesquisa mostrou que adultos solteiros e mulheres eram menos propensos a sofrer de depressão quando possuíam um cão. O estudo também descobriu que os cães não contribuíam de forma alguma para a depressão de seus donos, o que significa que não há lado emocional negativo em possuir um cachorrinho.

Benefícios como diminuição da pressão arterial, diminuição da freqüência cardíaca e diminuição do sentimento de abandono e desesperança têm sido documentados cientificamente. Inclusive, a terapia com animais tem sido bem sucedida em relação a outras. Por exemplo, há anos os médicos tentavam fazer com que uma mulher idosa voltasse a falar. Após a interação com um cão de visitação de um grupo de terapia com animais, ela virou-se para seu cuidador e disse: “Cão muito bonito”.

Via | Imagem: Ilustração/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário