sexta-feira, 23 de novembro de 2012
>b>Dúvida do leitor: Como resgatar um cão que está arisco e fugindo?
Já tentei recolher alguns cães das ruas sem sucesso e a palavra para descrever a situação é uma só: frustrante. Você encontra o animal, decide ajudá-lo e às vezes isto simplesmente não é possível. Felizmente, estas situações são minoria, mas marcam muito mais do que os casos com final feliz, porque ficam na memória com aquele gostinho de “E se?”. E se eu tivesse conseguido? E se houvesse como ter tentado mais um pouco? E se eu tivesse feito desta ou daquela maneira? E se eu não tivesse feito desta ou daquela maneira?
Segue a dúvida da leitora Heveliz, respondida pela educadora canina Sara Favinha, do Tudo de Cão. Em outras trocas de e-mail com a Heveliz, ela e a mãe ainda estavam conseguindo encontrar a pequena pelos arredores, mas sem sucesso de resgatá-la. Espero que esta situação já tenha mudado!
Bom dia.
Em uma busca desorientada pela internet achei o seu site e espero que você possa me ajudar.
Ontem a noite quando voltava para casa, eu e minha mãe vimos uma cadelinha fugindo de 3 cachorros, sendo totalmente assediada por eles.
Na tentativa de fugir deles ela gritava muito, e nos lembramos que eram dela os gritos que há varias noites temos escutado de casa e achavamos que tinha alguem maltratando algum cachorrinho.
Nos tentamos pegar ela, mas ela só fugia.
Ela está no cio e está toda machucada, manca, inchada e com muita raiva, pois quando os cachorros encostam nela ela grita e mostra os dentes.
Então nós fomos em casa, pegamos um saco grande, um pedaço de carne e uma casinha de animais e fomos novamente atrás; mas sem sucesso pois é só chegarmos perto que ela levanta e sai correndo e os 3 cachorros em cima dela, seguindo-a e incomodando-a.
Queria alguma orientação de como podemos fazer para conseguir pegá-la, como afastar os cachorros.
Tentei achar na internet se tem acessorios para facilitar na hora de pegar animais de rua, principalmente nessa situação que eles não te deixam chegar perto; e não achei nada.
Se tiver algo que você conheça, eu quero comprar pois essa não é a primeira vez que tentamos pegar animais de rua e não conseguimos.
Espero pela sua resposta.
Muito obrigada
Com dor no coração,
Heveliz
Abaixo, a resposta da Sara:
EXCLUSIVO: Olá Heveliz,
Primeiramente, parabéns pela sua iniciativa, este é um assunto muito importante!
Cães de rua estão constantemente em estado de alerta, fugindo ou atentos a qualquer aproximação, que pode ser boa ou ruim. Cães que são frequentemente enxotados, perseguidos ou apanham, costumam ter essa atitude quando se tenta uma aproximação.
Esta cachorrinha aprendeu que quando alguém se aproxima, ela pode estar em perigo, portanto, manter uma distância mínima é vital para sua sobrevivência. Ela pode ter aprendido que quando grita, os cães que a perseguem se afastam momentaneamente, o que faz com que o comportamento de gritar e correr aumente cada vez mais.
Nestes casos, é preciso ter bastante paciência caso deseje resgatar o animal sem o uso de cordas para laçar ou outros acessórios.
Cada vez que você tenta pegá-la, estando de pé e se abaixando na direção dela, faz uma postura ameaçadora, do ponto de vista da cachorra. O melhor é tentar se abaixar e ficar parada.
Fique agachada ou sentada, sem estar virada em direção ao cão, e sim de lado, em uma posição de 90° com relação a ela. Comece a jogar pedaços de carne longe de você e espere. Finja que não está fazendo nada ali, apenas sentada de forma despretensiosa, e não olhe diretamente nos olhos dela.
Espere que a cachorrinha coma a carne, e repita algumas vezes o jogar a comida longe de você. Vá diminuindo a distância gradativamente, de forma que ela quase não perceba. É preciso ter paciência pois você está estabelecendo uma relação de confiança com um cão extremamente traumatizado.
Quando ela estiver perto de você, NUNCA tente pegá-la bruscamente. Isso fará com que ela se afaste correndo e não volte mais, mesmo com carne. Faça com que ela perceba que estar perto de você é seguro, pois você não tentará pegá-la.
Quando ela estiver mais tranquila, tente fazer com que ela coma da sua mão. Se ela aceitar bem, enquanto ela come da sua mão, você tenta passar a mão no peito dela, abaixo da cabeça de forma extremamente cuidadosa.
É muito importante que você se policie para manter seu corpo relaxado, solto, tranquilo. Os cães percebem qualquer tensão.
Depois desse primeiro vículo de confiança, você pode apresentar a guia, colocando-a no chão e jogando alguns pedaços de carne por cima. Deixe-a cheirar a guia, e vá fazendo carinho, e só depois que você tiver certeza de que ela confia minimamente em você, vá lentamente tentando colocar a guia nela.
Isso pode levar algumas horas ou uns 2 dias. Faça várias sessões de aproximação antes de tentar colocar a guia, se o seu tempo assim permitir.
Por ser uma situação extremamente delicada, você precisa ficar calma mas ao mesmo tempo tentar tirá-la o mais rápido possível de lá.
Boa sorte!
http://www.maedecachorro.com.br/2011/05/duvida-do-leitor-como-resgatar-um-cao-que-esta-arisco-e-fugindo.html
Postado por Mãe de Cachorro - Ana Corina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário