sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Como lidar com cães que urinam por medo ou ansiedade?
Ai, gente, recebi o pedido de ajuda abaixo na página do blog no Facebook, mas agora não estou achando mais quem estava com o problema e ao colá-lo no e-mail onde pedi pra Emmanuelle Moraesresponder, não veio o nome da pessoa. Então espero que a pessoa leia o blog para poder achar a resposta a seu problema…Leia também: Como lidar com xixi por medo e por excitação?
“Oieee preciso de um conselho… minha filha
“Oieee preciso de um conselho… minha filha menor tem em torno de 6 meses adotamos ela da rua em um estado assim que nao a explicaçoes.. o pessoal dissse que ela apanhava etc.. so que ela quando a gente vai pega no colo se mija sempre.. isso passa? Brigadu”
EXCLUSIVO: Olá! Infelizmente o seu relato está muito simplificado, e isso limita não só a compreensão do caso, mas também a capacidade de ajudar-lhe melhor. Mesmo assim, faço um “apanhado” da situação e deixo algumas dicas de como lidar com a sua “pequena” de maneira que ela sinta mais segurança ao ser manejada por você e para que com o tempo aprenda que você não é uma ameaça e sim alguém em que ela pode confiar.
Como se trata de um cão resgatado das ruas e vítima de maus-tratos fica claro que ela deve ter alguns traumas decorrentes da vida que até então levava. Normalmente, os cães oriundos da rua, quando ganham um Lar e tudo que vem junto nesse “pacote”, como: comida, lugar quentinho para dormir, abrigo do sol e chuva, e principalmente o carinho humano, acabam “super” valorizando isso tudo, o que pode fazer com que, no futuro, tornarem-se cães muito dependentes do humano envolvido. Sendo assim, já indico que comece a acostumar a sua cadelinha a ficar só, por alguns períodos, desde já.
Junto a isso é importante analisar, ou melhor, tentar supor o que esse indivíduo já passou e quais as associações que criou-se com o contato humano.
O comportamento de urinar ao ser pega no colo pode ser por medo, ansiedade, e outras coisas mais que fica muito difícil falar com o pouco de informação que você dispôs.
Também existem aqueles casos em que o cão urina quando pessoas chegam em casa ou quando recebem uma bronca.
Para o caso dos cães que urinam por excitação com a chegada de pessoas é importante observar qual a reação das pessoas – e não do cão – ao chegar em casa.
Fazem muita “festa” com o cão? Falam muito alto? Interagem com o cão quando ele está muito excitado? Tais atitudes são “recompensas” ao comportamento entusiasmado do peludo. E possuem como conseqüência o aumento da sua ansiedade do animal, podendo provocar a micção indesejada. Isso não é saudável para o cão e nem agradável para o seu tutor.
Sendo assim, não fale com o cão na chegada, não lhe faça mimos e nem interaja com ele enquanto estiver excitado. Aguarde que o cachorro se acalme para então interagir com ele, e assim, reforçar o comportamento tranqüilo. Para tanto, espere em média de 15 a 20 minutos. Quando o peludo estiver calmo, você pode lhe fazer mimos à vontade.
Para os cães que urinam quando recebem alguma bronca é importante compreender que tais “corretivos” não são eficazes e que ainda podem comprometer a confiança do animal em relação ao tutor. Muito mais eficaz é não dar atenção ao comportamento indesejado, ou seja, não recompensar tal ação. Melhor é sair de perto do cão ignorando a atitude dele e trabalhar os exercícios abaixo para fortalecer sua confiança. Continuar a dar as “broncas” só irá aumentar o medo do cachorro.
Seguem algumas dicas que podem melhorar a situação da sua pequena, se seguidas com atenção.
Quando for necessário pegá-la no colo, e enquanto o processo de dessensibilização não estiver concluído, faça da seguinte forma:
1. Quando for em direção a ela, ande calmamente.
2. Não olhe diretamente em seus olhos e aproxime-se de lado. Ao invés de andar em linha reta na direção do cão, vá em curva.
3. O ideal é deixar ela se aproximar e evitar pegá-la até que o processo esteja concluído e a sua confiança esteja fortalecida.
Para acostumar sua cachorrinha a ser pega no colo sem sentir medo ou ansiedade:
1. Sentada no chão, de lado para o cão, deixe que ela aproxime de você e dê um petisco bem gostoso. Saia devagar e sente-se um pouco mais distante, deixando que ela se aproxime outra vez e quando o fizer, recompense-a novamente. Faça várias vezes ao dia esse exercício. Sugestão: 6 vezes ao dia, sendo 3 repetições em cada vez que praticar.
2. Para fazer com que sua ela venha até você sob comando, repita parte do primeiro exercício, mas desta vez a chame pelo nome e quando ela se aproximar, recompense. Com o tempo, quando notar que o comando já está estabelecido, passe a recompensar com carinho ao invés de comida. Sugestão: 6 vezes ao dia, sendo 3 repetições em cada vez que praticar.
3. Aproveite a hora da refeição da sua cachorrinha para alimentá-la com a mão. Sente no chão, e vá dando a comida aos poucos. Isso ajudará a aumentar sua confiança em você.
4.Generalize o exercício pedindo que as demais pessoas da casa também o execute.
Lembre de usar um tom de voz calmo e de não olhar diretamente nos olhos do cão, deixando que ela se aproxime de você e recompensando sempre de maneira positiva.
Com o tempo, ela passará a ir cada vez mais em sua direção, a atender o seu chamado e se tornará mais confiante, o que deverá resultar na extinção do comportamento de urinar quando pega no colo.
Espero ter ajudado!
fonte:
http://www.maedecachorro.com.br/2012/11/duvida-do-leitor-como-lidar-com-caes-que-urinam-por-medo-ou-ansiedade.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário