Adote um cão salve uma vida!!!

Adote um cão salve uma vida!!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

O chocolate é venenoso para os cães?








Feliz Páscoa pessoal não dê chocolate para os cães faz mal para eles, mais nem fica fazendo isso daí do vídeo, pois isso é de doer o coração, dê carinho, amor, muitas brincadeiras com seu bebe, e oferece algum petisco canino para ele... bjus





Você tem o hábito de dar chocolate para seu pet? Cuidado, isso pode ser fatal
Quando falamos em páscoa logo pensamos em chocolate, naqueles deliciosos ovos de páscoa e com eles aquela vontade de comer e agradar as pessoas que a gente gosta, não é?

O chocolate aumenta a liberação de serotonina, substância esta responsável pela sensação de bem-estar, pode prevenir doenças como o câncer e até doenças cardiovasculares, acredita! Pois é, mas isso não é bem assim quando pensamos em nossos bichinhos de estimação. Você sabia que, ao invés de todos esses benefícios que o chocolate traz a você, ele pode matar o seu cachorro ou gato?

Acredite se quiser, nesta época do ano é muito comum recebermos animais em clínicas veterinárias, vítimas de intoxicação por chocolate. Isso acontece porque o chocolate tem em sua composição uma substância chamada Teobromina (presente no cacau) que, após sua ingestão, tem uma ação poderosa que estimula o sistema nervoso e o coração, provocando um intenso aumento no trabalho do músculo do coração podendo levar o seu animal a apresentar arritmias graves e, em alguns casos, até a morte.

Essa substância está muito mais concentrada no chocolate do que a cafeína, que também tem ação estimulante do sistema nervoso central. Geralmente, os efeitos clínicos dessa intoxicação são percebidos algumas horas após a ingestão do chocolate. Esses efeitos geralmente são: aumento da ingestão de água, vômito, diarreia, dilatação abdominal e inquietação (incômodo e agitação). Mas infelizmente não para por aí, o animal pode evoluir para um quadro de hiperatividade, aumento do volume urinário, ataxia (incordenação motora), tremores e estado de apreensão. E, mais fatidicamente, aumento da frequência dos batimentos cardíacos (taquicardia), aumento dos movimentos respiratórios (taquipneia), alteração da coloração das mucosas (cianose - falta de oxigenação nos tecidos), hipertensão, aumento da temperatura corpórea. Após todas essas alterações se o animal não receber nenhum tipo de atendimento veterinário adequado com urgência, pode evoluir para hipotensão, queda da temperatura corpórea, coma e morte.

É muito bom lembrar que a intensidade destes efeitos varia conforme a quantidade de chocolate ingerida pelo animal, o porte e a sensibilidade de cada indivíduo. Mesmo assim lembre-se que seu animal pode ser vítima deste vilão tão saboroso. E caso você queira agradar o seu animal procure ovos de páscoa próprios para cães e gatos, disponíveis em pet shops ou lojas especializadas, assim você poderá ter uma páscoa feliz e segura ao lado de seu melhor amigo!



Débora G. Rovigatti, médica veterinária

http://www.revistazn.com.br/modules/news/article.php?storyid=239


O chocolate é venenoso para os cães?

Você talvez já tenha ouvido falar que o chocolate mata cachorros. Isso faz sentido? Se eu posso comer chocolate, por que meu cachorro não pode?

Os cachorros e as pessoas são diferentes em várias coisas. Por exemplo, os cachorros podem correr na neve o dia inteiro descalços e isso não lhes traz nenhum problema. As pessoas, por outro lado, podem correr descalças na neve por 30 segundos antes de o pé começar a doer. E há várias outras diferenças.

Acontece que um composto químico chamado teobromina, existente no chocolate, é um problema para os cachorros. A teobromina é semelhante à cafeína. De acordo com esta página (em inglês), a teobromina é tóxica para um cachorro quando ele ingere de 100 a 150 mg por quilograma de seu peso corporal.

Tipos diferentes de chocolate contêm quantidades diferentes de teobromina: embora fossem necessários 600 ml de leite achocolatado para matar um cachorro de nove quilos, uma quantidade de apenas 56 gramas de chocolate Baker's ou 170 gramas de chocolate amargo já seriam suficientes para levar esse mesmo cachorro desta para melhor. Não é difícil para um cachorro achar uma cesta cheia de ovos de Páscoa ou docinhos de chocolate e devorar meio quilo ou um quilo de uma vez só. Se estivermos falando de um cachorro pequeno, isso será letal.

O fato é que envenenamento por chocolate não é tão incomum quanto parece. Para um ser humano, a cafeína é tóxica em níveis de 150 miligramas por quilograma de peso corporal. O mesmo vale para cachorros! Nós geralmente pesamos muito mais do que cachorros, mas não é tão difícil crianças pequenas terem problemas com cafeína ou chocolate se exagerarem na dose. Os bebês são especialmente vulneráveis porque não eliminam a cafeína da corrente sangüínea tão rapidamente quanto os adultos. Assim, se você suspeitar que seu cão comeu uma quantidade excessiva de chocolate, é melhor procurar um veterinário.

* Como funciona a cafeína
* Como funciona o chocolate
* Chocolate e envenenamento de cachorros (em inglês)
* A toxicidade do chocolate e os cachorros (em inglês)
* Notas sobre a toxicidade do chocolate para os cachorros (em inglês)

http://casa.hsw.uol.com.br/questao348.htm

Chocolate é tóxico para cães e pode matar!!!

Quem não gosta de chocolate?!?!!? E quem não adora dar um belisquete para seu cão enquanto está comendo algo? Então, depois de ler esta matéria, você vai pensar mais de uma vez, quando quiser dar um pedaçinho de chocolate para seu cão pois, o chocolate é extremamente tóxico para os cães. Cuidados devem ser redobrados, uma vez que a Páscoa se aproxima e os ovos de páscoa estarão em mãos de praticamente todos os membros da família e, especialemente das crianças.

Pois é, parece brincadeira mas não é! Um dia, conversando com uma conhecida, ela mencionou o fato de que um pedaçinho de chocolate poderia matar um cão. Na epóca, eu e outra amiga rimos do fato. Não levei a sério a informação e pensei que o veterinário havia exagerado só para assustá-la. Esqueci-me completamente do assunto, até que hoje, fazendo uma matéria, entrei em um site mostrando uma dica (diária) para cães:

Dar chocolate aos cães pode ser fatal! Um ingrediente do chocolate, a teobromina, estimula o sistema nervoso central e o músculo cardíaco. Cerca de 1 kg de chocolate ao leite, ou 146 grs de chocolate de culinária são suficientes para matar um cão de 22 kg. (Fonte: site DogWalker)

Tudo bem.. você deve estar se perguntando: quem é o doido que vai dar 1 kg de chocolate para um cão?.. mas peraí, vamos aos fatos. Fiz uma busca no Google e checar a informação e repassá-la aos usuários do site. Gente, o caso é sério e exige nossa atenção. Vamos lá então. Eu, como boa química que sou, vou falar um pouco da teobromina.

A teobromina pertence ao grupo das xantinas (mesma família da cafeína e da teofilina). Substâncias pertencentes à esta família são estimulantes do sistema nervoso central (SNC). A teobromonina é um dos principais alcalóides encontrados no chocolate e em alguns chás, como o mate. Ela também em encontrada, em quantidades menores no café.



Figura 1: Estrutura química da teobromina


Bom, mas vamos ao que interessa. Por que o chocolate pode matar meu cão? Como mencionado anteriormente, a teobromina é um dos principais constituintes do chocolate e ela é um forte estimulante do sistema nervoso central. No caso de humanos, a teobromina estimula o SNC 10 vezes menos que o café. Contudo, em animais, como os cães, o metabolismo da teobromina é muito lento e por isso, o sistema nervoso e o músculo cardíaco destes animais, tornam-se bastante vulneráveis. A teobromina também atua no sistema urinário, estimulando a produção de urina.

:: Quais os sintomas que podem ser observados em um cão com intoxicação por chocolate?

A teobromina tem um tempo de vida médio de 17,5 horas no organismo de um cão. A medida que o tempo passa, ela vai sendo mais absorvida pelo organismo do cão e causando sintomas distintos. Nas duas primeiras horas são observados diárreias, vômitos e hiperatividade. Ao longo do tempo, com a maior absorção da teobromina, observam-se aumento da taxa de batimento cardíaco, o que pode ocasionar em arritmia; tremor muscular, aumento da produção de urina; hirperatividade e hiper excitabilidade ou dor excessiva.

:: O chocolate é letal para o cão?

Sim. Ele pode levar cães a morte devido a presença da teobromina. Mas, isto também vai depender da quantidade de chocolate que foi ingerida pelo cão. Estima-se que cerca de 100 a 150 mg de teobromina por kg de peso corpóreo do cão ocasionam reações tóxicas no animal. Embora existam variáveis a serem consideradas como a sensibilidade individual do cão, tipo de chocolate e tamanho do animal.

:: Qual tipo de chocolate é mais nocivo?

O chocolate amargo é o pior deles. Ele é o que apresenta maior teor de teobromina. Ao passo que o chocolate branco tem menores quantidades de teobromina. Estima-se que 100g de chocolate ao leite tem 200mg de teobromina, enquanto que a mesma quantidade de chocolate amargo tem 1.400mg de teobromina. Já no chocolate branco, esta quantidade é de 3,5 mg de teobromina em 100g de chocolate.

:: Existe algum tratamento para cães intoxicados por chocolate?

Sem sobra de dúvidas, a melhor prenvenção é evitar a ingestão de chocolate pelo seu animal. Em caso de intoxicação ou suspeitas disto, recomendamos que procurem o veterinário mais próximo para que ele, avalie o quadro clínico do cão e assim, faça o diagnóstico. Entretanto, estamos repassando algumas dicas apresentadas pelo site Talktothevet.com

Não existe antídoto específico para envenenamento por chocolate. Deve-se induzir o vômito nas duas primeiras horas de ingestão do chocolate, visto que após este período ele será mais absorvido pelo organismo do cão.

*
Dar ao seu cachorro carvão ativado pode reduzir a absorção da teobromina.
*
A administração de um anti-convulsivante pode ser necessária em caso de aparecimento de sintomas neurológicos.
*
Oxigeno-terapia e medicamentos intravenosos podem ser necessários para proteger o coração.
*
a ingestão de chocolate ao leite, normalmente causa diárreia 12h-24h após a ingestão sua ingestão. Isto deve ser tratado sintomaticamente com soro, por exemplo, para evitar a desitratação.

Fonte

Contribuiram para a contrução desta matéria, o conteúdo encontrado nos sites

TalktotheVet Dog Owner's Digest

http://www.veludo.net/alimentacao/petiscos/chocolate-t-xico-para-c-es-e-pode-matar.html

Um comentário: