Adote um cão salve uma vida!!!

Adote um cão salve uma vida!!!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

OS CÃES MELHORES AMIGOS NA SAÚDE E NA DOENÇA


"Os melhores rem�dios nem sempre v�m na forma de c�psulas ou inje��es. Algumas vezes se apresentam em quatro patas e s�o muito peludos".

Introdu��o

A ci�ncia demorou a reconhecer, mas finalmente os animais deixaram de ser apenas objetos de consumo e suas infinitas possibilidades de ajudar o ser humano come�am a ser aceitas e aplicadas em hospitais, creches, asilos, escolas e no tratamento de deficientes e portadores de doen�as cr�nicas, psiqui�tricas e neurol�gicas.

Os estudos cient�ficos demonstram que a intera��o homem-animal, no contexto terap�utica proporciona enormes benef�cios entre eles: melhora do sistema imunol�gico; estimula a intera��o social; facilita a comunica��o e o vinculo com o terapeuta; melhora a autoconfian�a e resgata auto-estima; melhora a capacidade motora; facilita na aprendizagem, atrav�s da express�o de sentimentos e motiva��o.

Hist�rico

O trabalho com animais dom�sticos come�ou em 1792, na Inglaterra, onde o m�dico William Tuke, utilizou c�es para melhorar as condiciones de vida de pacientes internados em manic�mios. Posteriormente houve v�rias outras utiliza��es de tratamento dos seres humanos, com animais, sendo que uma das mais importantes foi � utiliza��o de c�es, pela Cruz Vermelha, a reabilita��o de ex-combatentes, da segunda guerra mundial.

Na mesma �poca, resultados semelhantes come�aram a ser divulgados nos Estados Unidos, onde demonstrou se, atrav�s de estudos psiqui�tricos, uma melhora da comunica��o de pacientes, a diminui��o da agressividade de outros e at� a melhora de portadores de doen�as cr�nicas como AIDS e cardiopatias e hipertens�o.

Mas qual � o segredo?

Os animais, principalmente os c�es, por instinto, reconfortam �s pessoas doentes e estimulam sua recupera��o.

Na Calif�rnia, em um centro de aten��o a pacientes com AIDS, associou se mascotes ao tratamento, e estas pessoas demonstraram outra vis�o da vida e tiverem mais vontade de lutar contra sua doen�a.

A utiliza��o do c�o especificamente, esta fundamentada porque � algu�m com quem viver, algu�m a quem se pode cuidar, algu�m que n�o questiona, que n�o condena, que unicamente ama e nos tira da monotonia e da solid�o.

No tratamento de crian�as autistas tem fundamental import�ncia, por que a trav�s de seus brinquedos, lambidas, e movimenta��o permanente, fazem com que a crian�a saia de seu quadro de depress�o, estimulando sua sociabilidade.

Pesquisas realizadas mundialmente comprovam que o conv�vio com um bichinho traz in�meros benef�cios e uma vis�vel melhora na qualidade de vida, proporcionando a diminui��o da press�o sangu�nea, dos n�veis de colesterol e do estresse e reduzindo o risco de problemas cardiovasculares, al�m de gerar sentimentos de responsabilidade e o respeito em rela��o a todos os seres vivos. Ter uma mascote pode reduzir at� as brigas familiares, levando a um relaxamento das tens�es e at� mesmo aumentando as defesas do organismo. Foi comprovado cientificamente que o contato com animais aumenta a produ��o de endorfina no organismo, favorecendo o al�vio das dores e o bom humor.

Os resultados desse trabalho e seus benef�cios, al�m de aceitos pela sociedade e comunidade m�dica j� tem reconhecimento cient�fico, o que implica diretamente na necessidade do desenvolvimento de cada vez mais projetos. Um dos mais recentes � um projeto visando o tratamento de crian�as obesas, entre 3 e 7 anos, que utilizar� a terapia assistida com animais no tratamento destes pacientes.

O trabalho � coordenado pela Cl�nica de Nutri��o da UTP, do Paran�, que mant�m um programa gratuito de atendimento � obesidade infanto-juvenil. Os especialistas em nutri��o contar�o com a colabora��o da "ong" C�o Amigo e Cia, que vai emprestar os animais (das ra�as golden retriever, labrador e yorkshire).

No Brasil, o uso de animais no tratamento de Alzheimer � novidade. Mas no Hospital Universit�rio de Bras�lia (HUB), desde mar�o, um projeto vem apresentando resultados animadores, auxiliado por c�es que fazem parte do tratamento dos pacientes.

Cientificamente, j� ficou comprovado por diversos estudos, os benef�cios da zooterapia. Um dos mais reconhecidos e importantes foi publicado em 1995, no American Journal of Cardiology. Neste estudo, pacientes portadores de doen�as card�acas foram divididos em 2 grupos, um composto por 87 pacientes, os quais possu�am c�es e outro, com 282 pacientes, que n�o tinham nenhum animal dom�stico. O estudo demonstrou que a mortalidade no segundo grupo de pacientes, foi 7 vezes maior que no grupo de pacientes que tinham c�es de estima��o.

Conclus�o

A zooterapia "n�o � uma t�cnica de medicina alternativa", � uma abordagem diferente, a n�vel terap�utico e tem demonstrado alcances formid�veis, na recupera��o r�pida de todo tipo de pacientes, com as mais diversas patologias. Ainda falta muito para investigar e descobrir, j� que a zooterapia deve ser praticada dia a dia, para que assim se descubram novas possibilidades, oferecidas pelos animais, a servi�o do homem.

Mais informa��es sobre o tratamento da obesidade: Profa. M�nica de Caldas Rosa dos Anjos, coordenadora da Cl�nica de Nutri��o da UTP. Telefone: (41) 331-7863. Paran�.

Copyright � 2006 Bibliomed, Inc. 24 de Agosto de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário