segunda-feira, 28 de abril de 2014
Por que os cães uivam? Conheça os motivos pelos quais a cachorrada bota o focinho no trombone
Alguns dos motivos para o uivo são causados por não darmos exercícios físicos e estímulos mentais suficientes aos cães ou por não controlarmos a síndrome de ansiedade por separação que criamos neles.
Uivos
Por que os cães uivam? Pesquisadores acreditam que uivar está na genética canina. A comunicação parece ser o principal motivo do uivo. Cães descendem diretamente dos lobos e na natureza, lobos e cães do mato uivam para chamar os colegas de volta à matilha após uma caçada. Estes, por sua vez, uivam de volta para sinalizar onde estão. O uivo funciona como um sinal para ajudar na localização. Cachorros de estimação que uivam parecem fazer o mesmo, ainda que achem que as pessoas são seus colegas de matilha. Eles uivam chamando-as de volta para casa, por exemplo, algo comum em animais com ansiedade por separação.
Defesa
Uivar também mostra a invasores que aquela área está ocupada. É um aviso de que a invasão poderá ser tratada com violência. Ao uivar, cães anunciam suas presenças a quem está vindo e avisam a matilha para ficar alerta para defender o território. Neste contexto, o uivo funciona como um mecanismo de defesa, tentando manter intrusos longe e protegendo a segurança do território e da matilha. Em casa, eles uivam pelos mesmos motivos. Ficamos irritados com os uivos, mas eles estão apenas tentando nos proteger. Um ladrão rondando nas redondezas pode fazer cães uivarem em alerta em vários quintais.
Ansiedade
Um cão uivando também pode estar tentando chamar atenção. O som atrai a atenção das pessoas, que vão até o peludo ver o que está havendo. Quando um cachorro não é exercitado, não ganha atenção e estímulos suficientes, ou fica longas horas sozinho e entediado, pode uivar para interagir, já que prefere uma bronca a ser ignorado. Se você achar que seu cão está tentando chamar atenção, ignore-o totalmente. Exercite seu animal, deixe-o cansado e estimulado mentalmente para não ter problemas de uivos e latidos excessivos. Se ele sofre de ansiedade por separação, só seu comportamento poderá ajudá-lo a mudar. Há duas colunas disponíveis no site ND Online sobre o assunto.
Estímulos
O uivo também pode ser uma resposta a provocações do ambiente, como barulhos de sirenes de ambulância, carros de polícia ou de bombeiros. Há cães que só uivam para barulhos específicos. Estudos confirmam que o uivo também acontece quando os animais percebem alguns tipos de som que ativam um sistema de alerta que os faz uivar em resposta, para “participar” do que quer que seja.
Avisos
O uivo também pode ser usado para expressar dor ou uma descoberta. Pessoas choram e gemem quando estão com dor. Cães, muito mais resistentes à dor, podem uivar para demonstrá-la. O uivo é um dos sinais de dor nos cães, assim como o ronronar também pode demonstrar dor nos gatos. Fique atento para outros sinais de dor: esfregar a cabeça na parede ou sacudi-la, perda de apetite e de mobilidade, automutilação (morder ou coçar demais um membro ou região do corpo), agressividade ou apatia, urinar/defecar fora dos locais apropriados e diminuição do nível de interação com humanos e outros pets. Cães também podem uivar para comunicar que acharam ou caçaram algo, ainda que seja uma lagartixa.
Publicado em 25/04/14-10:00
http://ndonline.com.br/florianopolis/colunas/mae-de-cachorro/161373-por-que-os-caes-uivam-conheca-os-motivos-pelos-quais-a-cachorrada-bota-a-focinho-no-trombone.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário