domingo, 26 de agosto de 2012
CÃES TEM SENTIMENTOS experiências de cães – ou gatos – nos consolando em momentos de tristeza!
Achei este post da médica veterinária Karen Becker super legal e resolvi traduzir para nós! Boa leitura e deixe seu comentário, tenho certeza de que todos nós temos experiências de cães – ou gatos – nos consolando em momentos de tristeza! Boa leitura.
Texto: Karen Becker. Tradução e adaptação: Ana Corina
Se seu cachorro parece estar preocupado quando você chora, existe a possibilidade de você não estar imaginando coisas. Novas pesquisas indicam que cães na verdade respondem de maneira específica ao choro de pessoas.
Pesquisadores da Universidade de Londres descobriram que cães são mais aptos a se aproximar de uma pessoa chorando do que de uma pessoa falando ou murmurando. E mais interessante ainda é o fato de que os cachorros pesquisados demonstraram comportamentos submissos com pessoas chorando.
Os pesquisadores usaram pessoas murmurando por que é um comportamento relativamente único para o qual os cães provavelmente não tivessem sido expostos ainda. Seria, então, algo curioso o suficiente para despertar sua atenção. De acordo com Deborah Custance, pesquisadora e psicóloga, “o fato dos cães diferenciarem choro de murmúrio indica que sua resposta ao choro não era puramente movida por curiosidade. Ao invés disso, o choro demonstrou um significado emocional maior para os cachorros e provocou uma resposta por parte de todos muito mais forte do que o murmúrio ou fala.”
Seu cão pode estar tentando consolar você!
Custance e Jennifer Mayer, pesquisadoras da Universidade de Londres, recrutaram 18 cães e seus tutores para a experiência. Os cães eram Labradores, Golden Retrievers, alguns outros, de outras raças populares ou mestiços.
Os experientos foram conduzidos na sala de estar das casas dos próprios cachorros. A pesquisadora Mayer visitava cada casa e ignorava o cachorro de maneira a ele rapidamente perder o interesse nela. Depois, então, ela começava a interagir com o tutor do cachorro, com as duas pessoas conversando, fingindo chorar ou murmurando, uma de cada vez.
Dos 18 cães participantes, 15 deles se aproximaram de seus tutores ou da pesquisadora enquanto os humanos estavam fingindo chorar. Apenas 6 cães se aproximaram enquanto elas murmuravam. Os resultados sugerem que foi a emoção do choro, não curiosidade, que fez com que os cães respondessem ao comportamento das pessoas.
O mais fascinante é que os cães sempre se aproximaram da pessoa que estava chorando, não da que estava quieta. Isto parece sugerir que os cães estavam tentando confortá-la e não apenas procurando o barulho“
"Os cães se aproximaram de quem estava chorando não importando quem era a pessoa, se a pesquisadora ou seu tutor. Desta maneira, eles estavam respondendo à emoção da pessoa, não a seus próprios interesses (o que os faria ir para perto do tutor), o que sugere um comportamento movido por empatia e oferta de consolo”, concluiu Mayer.
Seu cão está demonstrando empatia?
13 dos 15 cachorros que se aproximaram da pessoa chorando demonstraram comportamento submisso através da linguagem corporal, botando suas caudas para dentro ou abaixando suas cabeças. Os outros 2 cães mostram-se alertas ou dispostos a brincar.
Submissão é um outro comportamento consistente com a empatia. Entretanto, o time de pesquisadores da Universidade de Londres teve o cuidado em reforçar que o estudo não oferece respostas definitivas para a questão de que cães possam realmente sentir empatia ou não. Ao mesmo tempo, eles acham que o experimento facilita o surgimento de mais estudos sobre a vida emocional dos cachorros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário