Adote um cão salve uma vida!!!

Adote um cão salve uma vida!!!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O QUE É SER UM PROTETOR DE ANIMAIS?

Hoje em dia a proteção animal virou um modismo. Muita gente acha bacana dizer que é “Protetor de Animais”, mas o que exatamente é ser um “Protetor de Animais”?

Para começar gostaria de esclarecer que proteger animais não é chamar uma ONG ou ligar para um protetor independente quando um animal está sendo mal tratado. Proteger animais também não é ficar no computador apenas repassando pedidos de ajuda, nem se sentir no direito de exigir e cobrar que pessoas ligadas a causa façam o que você considera certo fazer. Estas são apenas formas de divulgar ações e necessidades ligadas a causa, e não a proteção em sua essência.

Em primeiro lugar é importante saber que protetores de animais são pessoas iguais a você, eles trabalham, estudam, possuem família, filhos, quintal pequeno, moram em apartamento em alguns casos, mas decidiram arregaçar as mangas e fazer a diferença. Um dia desses eu ouvi que “ser protetor de animais é um apostolado”, e isso significa você dedicar sua vida, seu tempo e seu dinheiro a uma causa que muito provavelmente “nunca” lhe trará nenhum retorno material. Consiste também em mudar seus hábitos alimentares (parar de consumir carne), hábitos de diversão (rodeios, vaquejadas, touradas, feiras de exposição, de exploração, de competição, etc.), hábitos de consumo (roupas de origem animal como casacos de pele, etc.), hábitos em geral.

O “protetor de animais” muda sua visão em relação a vida, passa a respeitar toda forma de vida, passa a lutar pela defesa dos direitos dos animais, pela castração, pela adoção, por leis mais rígidas e que os defendam, pela conscientização da população, contra a exploração animal em todas as suas formas, contra o comercio de animais, etc.

Ninguém muda estes hábitos facilmente, nenhuma pessoa que conheço amanheceu e disse: a partir de hoje sou um protetor de animais e vou deixar de fazer tudo o que fiz a minha vida inteira. A vontade de ajudar nos impulsiona a levantar e ir, com o tempo criamos cada vez mais a consciência em relação aos assuntos relacionados à causa, nossos hábitos são mudados aos poucos e gradativamente. É uma luta pessoal contra nós mesmo, e em alguns casos, contra nossos familiares que não conseguem entender e aceitar essa mudança.

Ser um “protetor de animais” é ter responsabilidade social de maneira totalmente independente da caridade. Promover a conscientização em relação ao respeito dos animais é uma das bandeiras mais importantes da causa, fazer com que as pessoas enxerguem que o animal tem uma vida que precisa ser respeitada, é uma batalha constante. Os animais existem da mesma maneira que todos nós, possuem suas individualidades e não estão aqui para nos servir.

Os defensores dos animais devem ser felizes com sua bandeira, devem se orgulhar do que fazem. Se defender animais te trouxer algum tipo de angústia, talvez seja a hora de repensar e mudar de causa. Os animais precisam de pessoas sensatas, que estejam sempre empenhadas em aprender, que estejam dispostas a tentar mudar o mundo, mas se conseguirem mudar apenas a pessoa que está ao seu lado, já fizeram muito mais do que 99% da população. Os animais não podem se defender, eles só têm a nós, seres humanos, para defendê-los, e exatamente por isso temos que nos manter equilibrados para fazê-lo, e fazer com prazer, paixão e de maneira otimista. Pessoas agressivas e desacreditadas, não apenas na causa animais mas em todas as causas, geralmente não conseguem atingir seus objetivos na sociedade, pois não conseguem desenvolver o potencial necessário para valorizar a causa que defendem.

Tenha sempre a frente, e como referência, pessoas inseridas na causa e que desenvolvam um trabalho baseado na seriedade e, acima de tudo, idoneidade. Fuja dos falsos protetores, pessoas que estão inseridas na causa tentando tirar benefícios materiais ou prestígio. Acredite em você e em seus objetivos, arregace as mangas e faça, não tenha projetos alimentados apenas pela esperança, estabeleça objetivos e metas, faça você também a diferença. Pense qual a melhor forma de ajudar os animais, quais os seus pontos fortes, se você gostaria de trabalhar com resgates, com adoção, com maus tratos, com educação, contra exploração, etc. Acredite em você, e dê o seu melhor.

Abrace uma causa, qualquer causa, mas faça-o com responsabilidade e de coração aberto. Mude seus conceitos, abandone os preconceitos e faça a diferença.

Existem 3 tipos de pessoas: As que fazem acontecer, as que deixam acontecer e as que perguntam o que aconteceu? (John Richardson Jr).



Fonte: Nina Rosa




AMAES-ASSOCIAÇÃO AMIGOS DOS ANIMAIS DO ES
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO.
WWW.AMAES.ORG.BR
Para você os animais importam?
Ajude-nos a obter reconhecimento e proteção para os animais em todo o mundo:
http://www.dubeabrasil.org

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Luc torcendo para o Brasil nós temos um time de cães campeãos em casa!!!!

Espírito Santo cria primeira Delegacia de Proteção Animal

Espírito Santo cria primeira Delegacia de Proteção Animal
Espirito Santo terá Delegacias de Proteção Animal!
09/06/2010


O Espirito Santo está transformando-se em novo modelo de Proteção Animal, no Brasil e no Mundo.

O Procurador-Geral do Ministério Público Estadual e Delegado-Geral de Polícia Civil Estadual apoiam a criação de Procuradoria e Delegacia Especiais que combaterão com rigor os Crimes de Maus-Tratos aos Animais no Espírito Santo.

Depois do Governador do Estado, Ricardo Ferraço,na época em exercício, e do Procurador Geral do Estado, assinarem no final do ano passado, o abaixo assinado internacional pela DUBEA-Declaração Universal de Bem-Estar Animal,documento de autoria da WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal, que será utilizado pela ONU para que o tema Bem-Estar Animal faça parte dos programas oficiais de desenvolvimento sociais de todas as nações-membros, agora chegou a vez da Justiça Capixaba se render à importância dos animais e tomar providências para que os crimes de maus-tratos contra os mesmos sejam punidos de fato, dentro dos rigores da Lei. Lembrando que o governador do ES foi o primeiro governador brasileiro a assinar o importante documento Internacional de Proteção Animal, que será encaminhado à ONU no final de 2010.

No último dia 25, uma coalisão capixaba de entidades de proteção aos animais, intermediada pelo deputado estadual Dr.Hércules Silveira(PMDB), foi recebida para 02 reuniões de trabalho, pelo Procurador-Geral do Ministério Público Estadual e pelo Delegado-Geral da Polícia Civil do ES.

Pauta Principal: Levar às 02 autoridades os pleitos para criação da "Primeira Promotoria Especializada em Proteção e Direitos dos Animais do ES" e da "Primeira Delegacia de Proteção e Defesa Animal do ES", nas 02 respectivas áreas.

Na ocasião foi entregue ao Procurador-Geral do Ministério Público, Dr. Fernando Zardini e ao Delegado-Geral da Polícia Civil. Dr. Júlio Cezar, um relatório que mostrou de forma contundente a gravíssima situação em que se encontram os animais no ES(com destaque para a insustentável situação dos cavalos de carroça que são costumeiramente torturados em vias públicas por cruéis carroceiros e a situação desalentadora de cães e gatos,entre outros,que além dos maus-tratos promovidos pelos seus próprios tutores,são abandonados à própria sorte, nas ruas das nossas cidades). Tudo ocorrendo,sob o olhar passivo da maior parte da população e dos representantes da Lei, visto inexistir unidades e aparatos na justiça local, capacitados para coibir e punir crimes contra animais : promover a coerção,receber denúncias,executar prisões dos infratores , produzir e encaminhar processos para julgamentos em juizados.

Foi destacado no encontro a questão dos Animais serem "sujeitos de direitos",cujos direitos são garantidos pela Constituição Federal com amparo inclusive do Decreto-Lei 9.605(Lei de Crimes Ambientais),que a rigor,é uma Lei bem rígida(penaliza com 03 meses a 01 ano de prisão os infratores,aumentando a pena se houver óbito do animal).

Sensibilizados com os conteúdos das explanações, tanto o Procurador-Geral quanto o Delegado-Geral ,se solidarizaram com a Causa Animal e se comprometerem pessoalmente, a tomarem providencias em suas áreas de atuações para que a impunidade dos Crimes contra os Animais tenha fim rápido no estado. Ambos se compromneteram a tomar as seguintes providências, de forma imediata.

Dr.Fernando Zadini, procurador-geral do Ministério Público, apoiou a criação da Primeira Promotoria Especializada em Proteção e Direitos dos Animais do ES , sob sua jurisdição.Se comprometeu de, ainda neste semestre,entregar à Assembléia Legislativa do ES um projeto para a criação da Promotoria Especial. Para confirmar seu apoio , ao final do encontro, fez questão de também assinar o abaixo-assinado internacional pela DUBEA-Declaração Universal de Bem-Estar Animal, em formulário especial para autoridades.

Dr.Júlio Cezar, delegado-Geral da Polícia Civil do ES: Apoiou a criação da Primeira Delegacia de Proteção Animal na sua área e tomou medidas práticas: enquanto os procedimentos burocráticos legais para a instalação da Delegacia são providenciados junto à administração estadual, decidiu incorporar às atividades da Delegacia de Crimes contra o Meio-Ambiente(que já está instalada) as atribuições para atender as demandas de denúncias de maus-tratos a animais, a nível de Polícia Civil.

Participaram do encontro representantes das entidades: AMAES,SOPAES, CRMV-ES e IBAMA,além do deputado Dr.Hércules e seus assessores especiais.

a) Se você quizer apoiar, agradecer e incentivar o Ministério Público Estadual a criar a "Primeira Promotoria Especializada em Proteção e Direitos dos Animais do ES" encaminhe mensagem POSITIVA para o Procurador-Geral do Ministério Público Estadual, Dr.Fernando Zardine, clikando no link abaixo, que lhe dará acesso direto ao procurador.

fernando.zardini@mpes.gov.br

Com certeza ele vai receber sua mensagem.

b) Da mesma forma se você quizer apoiar , agradecer e incentivar a "Criação da Primeira Delegacia de Proteção e Defesa Animal do ES", encaminhe mensagem POSITIVA para o Delegado-Geral da Polícia Civil do ES, dr. Júlio Cezar., clikando no link abaixo , que também o colocará em contato direto com o delegado:

apoiogab@pc.es.gov.br

Com certeza ele vai receber sua mensagem.

c) Se você quizer agradecer ao deputado estadual Dr.Hércules,por apoiar a Causa Animal no ES e por ser o intermediador entre as entidades protetoras de animais e as esferas de governos, clike no link abaixo:

dr.hercules@hotmail.com

Com certeza ele vai receber sua mensagem.

Nota do Caderno Mundo Animal: Ao serem instaladas as 02 delegacias, o Espírito Santo será o primeiro Estado brasileiro a ter uma Promotoria Especial do Ministério Público especializada na Proteção e Direito dos Animais e terá a segunda delegacia de Polícia Civil Brasileira(depois de Campinas-SP) especializada na Proteção e Defesa dos Animais.

Texto: Rômulo S.Vitório

Imagem: AMAES/Procurador-Geral do Ministério Público,mostrando,junto com representantes de entidades, o abaixo-assinado internacional pela DUBEA- Declaração Universal de Bem-Estar Animal.

Revisão: Ivan de Freitas - jornalismo@capixabao.com

Fonte: Editor Caderno Mundo Animal/Capixabão

http://www.capixabao.com/v3/noticia/2979/mundoanimal/justica-es-tera-delegacias-de-protecao-animal-/