segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Sono agitado: sonhos e pesadelos
SAÚDE > CUIDADOS > SONO AGITADO: SONHOS E PESADELOS
Escrito por Tudo Sobre Cachorros Cuidados, Curiosidades, Saúde
Share
Alguns cães tem o sono mais agitado que outros, assim como acontece com os seres humanos. Muitos donos costumam ver seus cães se mexendo muito durante o sono e imaginam que eles estejam sonhando. Cachorro sonha? Sim, cães também sonham!
O sono dos cães tem três estágios:
1. NREM (movimento não-rápido dos olhos)
2. REM (movimento rápido dos olhos)
3. SWS (sono de onda lenta) – é nesse estágio que o cão respira profundamente.
Os cães sonham no estágio REM (segundo estágio) e é nesse ciclo que eles tendem a se mexer (normalmente as patas, como se estivessem correndo) ou mesmo latir.
Posição de dormir do cachorro
Alguns cães dormem mais enrolados, outros dormem mais esticados. Os que dormem enrolados não relaxam muito os músculos e tendem a se mexer menos do que os que dormem esticados e totalmente relaxados.
Cachorros que dormem bem enrolados deixam seus músculos mais tensos e, por isso, ficam menos relaxados do que os cães que dormem esticados. Além disso, aqueles que dormem enrolados costumam se mexer menos durante o sono.
cachorro dormindo enrolado
O que fazer quando um cachorro está se mexendo durante o sono?
O ideal é que você não faça nada para não assustar o seu cão. Se ele estiver muito agitado, chame seu nome, sem gritar, com calma e de preferência sem tocá-lo.
Se seu cachorro acordar assustado, fale com ele em voz branda para acalmá-lo, evite fazer carinho quando ele estiver com medo para não reforçar o comportamento.
CÃES SENTEM CIÚMES?
CÃES SENTEM CIÚMES?
Cães sentem ciúmes?
Escrito por Roberto Medeiros Adestramento, Psicologia, Sem categoria
Share
Muitos dizem que os cães são ciumentos, e já esbarrei nesta “afirmação” em algumas das minhas consultas comportamentais. Ainda há quem goste da sensação enganosa de “proteção”, quando o cachorro impede a interação com outros humanos e cães próximos.
É de se orgulhar de tanto amor, afinal quem ama sente ciúmes, certo? Não no mundo canino.
O tema ciúmes no universo dos cães é controverso, dizem que o ciúme em cães de guarda é benéfico, pois garante que o trabalho do cachorro seja mais eficiente, mas ao mesmo tempo se faz necessário um adestramento especifico para que este “sentimento” de posse não se torne perigoso entre os próprios membros da família. Dá pra entender? Veja aqui as melhores raças para guarda, parte 1 e parte 2.
ciumes em caesApesar de algumas pesquisas científicas apontarem que cães sentem ciúmes, não me sinto confortável relacionando tal sentimento em seres completamente instintivos e reativos.
Ciúmes entre os cães pode não passar da humanização do estado de dominância. Os caninos não agem pela emoção, mas pelo instinto provocado pela energia ao redor deles. Quero dizer que, o que é interpretado por ciúme, na verdade, é o cão assumindo a liderança da matilha.
Toda vez que seu cão perceber que você não está no controle da situação, ele assumirá o papel de líder da matilha e, é justamente neste ponto que o perigo se esconde!
Tudo começa quando você não consegue dar carinho para outro cão sem que o seu melhor amigo interfira, há casos em que os donos simplesmente não conseguem receber visitas porque o cão late o tempo todo, impossibilitando qualquer conversa.
Outros donos não conseguem se quer atender a um telefonema porque o cachorro insiste no latido até que o telefone seja desligado, e existem casos ainda piores em que donos de cães não conseguem dormir, são interrompidos durante a noite com chamados para brincadeira. Fora o caso dos cães que não deixam o próprio dono sentar no sofá da casa.
Estes são exemplos claros de quem está na liderança, ditando as regras das situações. Reforçar esse estado de dominância é extremamente prejudicial ao cachorro – e aos humanos também!
Cães nesse estado mental não aceitam correção, rosnam para os donos, destroem objetos, latem sem parar, impossibilitam o convívio do dono com outras pessoas, mostram os dentes, e o pior de tudo: atacam!
E isso não é o estado natural do cão equilibrado. Os cães são seguidores leais e vivem em bando, são gregários, viver sem interação não é natural para os caninos, viver sem contato com outros animais ou humanos é fora do comum.
O líder da matilha é quem estabelece quem é bem vindo ao grupo, se as coisas estiverem em ordem, você define quem entra. Lembre-se, a liderança é conquistada por meio de uma rotina clara de exercício, disciplina, regras, limites e afeto.
Quero encorajar você a ser um líder calmo e assertivo, e mudar sua postura, pois nossos peludos só mudam quando nós mudamos primeiro. A boa noticia é que os cães se adaptam rapidamente, e isso sempre estará ao nosso favor! Se você quiser e estiver disposto, poderá mudar qualquer comportamento.
Como exercer a liderança e evitar que seu cão sinta ciúmes
1) Antes de tudo assuma a liderança dentro de você, acredite que é possível lidar com seu cão. Lembre-se os cachorros tem uma habilidade incrível de captar nossa linguagem corporal, eles certamente perceberão se você estiver inseguro.
2) Limite os espaços do cão. Se o sofá é o problema, defina um lugar para ele ficar e descansar e ofereça petiscos ou algo que o cão goste para que ele fique entretido e associe positivamente aquele local. Cuidado para não “viciar” seu melhor amigo com guloseimas. Isso é apenas um atrativo.
3) Quando for passar de um ambiente para outro, faça o seu cão esperar que você passe, então chame-o na sequencia. Este exercício o fará entender quem é o líder do bando. Ele só precisa te seguir.
4) Para os cães que pulam nas pessoas, interrompem conversas, latem demasiadamente com telefone e não permite à entrada de convidados, a dica é criar um perímetro imaginário para que o cão fique, e espere ser convidado. Utilize até mesmo a coleira no chão, a frente do cachorro, e pratique com ele o fazendo sentar sem ultrapassar o perímetro estabelecido pela coleira. Esse exercício mental o ajudará a permanecer calmo e submisso, até que você o convide a sair do local.
Ame o seu cão, mas procure entende-lo também. E assim você fará o melhor pra ele.
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
Exposição: Amizade é um Luxo
De 30 de julho a 07 de agosto acontece a exposição Amizade é um Luxo, com trabalhos de 18 artistas. O dinheiro da venda das obras será revertida para animais abandonados da Grande Vitória. A exposição será realizada na Oficina de Ideias Ana Paula Castro, em Bento Ferreira, pela ONG Associação de Amparo aos Animais Resgatados (AAMAR).
Visitação: segunda a sexta, das 9 às 17h
Cidade
Vitória
Local
Oficina de Ideias Ana Paula Castro
Endereço
Rua Francisco Rubim, 210, Bento Ferreira, Vitória
Telefone
3345-0411
Data
30/07/2014 até 07/08 Horário
09h00
Preço
Entrada Franca
Ajudar os animais abandonados da Grande Vitória por meio da arte. Essa é a intenção da empresária Maria Braga, da advogada Mara Guimarães e da fotógrafa Yara Guimarães, que comandam a ONG Associação de Amparo aos Animais Resgatados (AAMAR), chamada de ‘Amizade é um luxo’. Elas convocaram 17 artistas plásticos do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina que doaram suas obras para a primeira exposição solidária da ONG. A renda será revertida para ajudar os animais que estão em abrigos, Centro de Controle de Zoonoses (CCZs) e protetores independentes.
A exposição será inaugurada com um coquetel para convidados no dia 30 de julho, às 20 horas, na Oficina de Ideias Ana Paula Castro, em Bento Ferreira. E no dia seguinte, 31, a exposição estará aberta ao público e permanece no local até o dia 7 de agosto. Além das obras de arte, os convidados da vernissage vão poder doar qualquer quantia em um envelope e depositar em uma urna para ajudar na compra de ração e custear procedimentos como castração e vacinação.
zappaOs 17 artistas que abraçaram a causa e doaram suas obras são: Ana Paula Castro, Estelita Ferreira, Ivald Granato, Lana Francisco, Lena Brotas, Liza Tancredi, Marcelo Beja, Maria Cininha, Maria Martins, Maria Sanz Martins, Niky Venâncio, Regina Chulam, Rubens Matuck, Hilal Sami Hilal, Wagner Veiga, Glauco Gomes e Zappa (foto). Entre as obras, esculturas, telas, fotografia, colagem e scrapbooking. Os preços das obras custam a partir de R$ 700.
Uma homenagem será feita ao artista português João Martins, que também ficou conhecido como João Ninguém. Na entrada da exposição serão exibidos quadros e esculturas de São Francisco de Assis produzidos por ele. São Francisco, protetor dos animais, era o preferido do artista. Essas obras pertencem à família do artista e algumas foram emprestadas de coleções particulares.
Segundo Maria Braga, uma das organizadoras desta exposição, o objetivo do evento é inserir as pessoas na causa animal. Ela defende a adoção dos bichos. “Essa exposição é um evento inovador que agrega valor ao Espírito Santo. Estamos salvando animais com obras de arte. Os artistas nos surpreenderam com seus pets e sentimentos generosos. É importante ter a consciência de que os animais são seres vivos e têm sentimentos. Não podemos trata-los como se fossem objetos. É crime maltratar e abandonar”, comentou.
Além dos artistas, também entraram como parceiros no evento: Le Buffet, Ana Paula Castro, a cerimonialista Stella Miranda, Cinthia Caetano, Chocolateria Brasil, DJ Deprá, banda Midplay, fotógrafa Mônica Zorzanelli, gráfica GSA, Bristol Alameda Vitória, WN, Gui Castor, Suzy Pão de Mel, João Réboli, Fabíola Mozine, Giovana Probedel, Campinho Vieira, Carmen Bridi, Salissa Busatto (CUBUS engenharia e Arquitetura de Interiores), Nicola Marcenaria, Brunela Fafá, Cláudio de Araújo, Átila Teles (Empório A), chef Juarez Campos, Zanatta Wine e World Study Intercâmbios.
Sobre 'Amizade é um Luxo'
A ‘Amizade é um luxo’ foi criada em março de 2013 como uma página da rede social Facebook. Por meio de um trabalho fotográfico, as empresárias Maria Braga, Mara Guimarães e Yara Guimarães começaram a fazer uma conexão entre quem precisa doar um animal e quem gostaria de adotar. Elas fotografavam em abrigos carentes, centros de controle de Zoonoses (CCZs) e animais abandonados em geral. O trabalho foi um sucesso e conseguiu mudar a triste realidade de 500 animais que foram adotados.
No final de 2013, a “Amizade é um luxo” passou a ser uma ONG destinada a dar suporte aos abrigos, CCZs e protetores independentes. Com isso surgiu a Associação de Amparo aos Animais Resgatados (AAMAR), denominada “Amizade é um luxo”. O objetivo da ONG é promover um novo conceito: adotar ao invés de comprar. A entidade também recebe doações por meio do site, que são revertidas ao controle da população animal, vacinas, remédios, ração e abrigos.
artistas_zappa_amizade é tudoSERVIÇO
1ª Exposição solidária ‘Amizade é um luxo’
Coquetel de lançamento – Dia 30/07, às 20 horas, na Oficina de Ideias Ana Paula Castro.
Exposição: De 30/07 até dia 07/08
Horário de visitação: 9 às 17h
Endereço: Rua Francisco Rubim, 210, Bento Ferreira, Vitória.
Ú
fotógrafa Larissa Simonetti foi no abrigo realizar um ensaio com nossos peludos, devido as fotos, vários foram adotados!!! Por conta do grande sucesso das fotos vamos realizar a exposição delas na "Casa da Memória" em Vila Velha,
“A Espera” surgiu de um projeto com o abrigo Animais Carentes ES, atualmente o abrigo possuiu em média 90 animais aguardando adoção. Esses animais são resgatados, passam por uma série de exames, são tratados e castrados, só então liberados para adoção. A fotografia é uma forma de contar uma história, de eternizar momentos e nada melhor do que mostrar através dela como esses animais vivem, se relacionam entre si e ficam esperando por uma família.
Para alguns essa espera é eterna, sabemos que é mais difícil a adoção de um cão adulto e nessa série de fotografias mostramos o quanto eles, adultos, são carinhosos e sentem falta de um dono, uma família!
Ter um animal de estimação é ter amor incondicional e verdadeiro para toda a vida.
A exposição acontece nos dias 20 a 30 de agosto na Casa da Memória em Vila Velha, durante esse período terá arrecadação de doações de qualquer tipo: ração, patês, remédios, casinhas e etc.
As fotografias da exposição estarão a venda, o valor também será doado ao abrigo, reservas no local da exposição.
--
Assinar:
Postagens (Atom)